Gentílico: fatimense
População (IBGE/2010): 7.602
PIB Per Capita: (IBGE/2014): 7.055,56
Área Territorial: 346,785 km²
Prefeito: José Adriano Santos Pereira (PP)
Vice-Prefeito: Matheus de Oliveira Cunha
Site: www.novafatima.ba.gov.br/
Facebook: Clique aqui para acessar o facebook de Nova Fátima
As primeiras casas foram construídas em meados dos anos de 1940, no qual a família Guimarães tinha duas fazendas no local, a “Urubuzinho” e a “Jardim das Flores”. Em 1956, o local passou a se chamar Vila de Fátima. Devido ao seu crescimento, a vila foi emancipada em 13 de junho de 1989 se tornando município de Nova Fátima, cujo nome é em homenagem a Santa Nossa Senhora de Fátima, padroeira da cidade.
O município de Nova Fátima fica as margens de uma das maiores rodovias do Brasil, a BR 324, que faz a ligação Salvador/Jacobina. A cidade fica a 110 km de Feira de Santana e 220 km de Salvador.
Localizada no semiárido baiano onde as chuvas são irregulares, concentradas no verão, possui uma média pluviométrica de 500 mm a 800 mm.
A economia gira em torno da produção do sisal, sendo uma das maiores produtoras de sisal da Bacia do Jacuípe. Também se destaca a criação de caprinos, ovinos e bovinos para o corte e produção leiteira. A cidade realiza aos domingos uma feira livre onde os comerciantes vendem os seus produtos como frutas, carnes, roupas, utensílios etc. Nos últimos anos, a cidade vem crescendo no número de casas e pequenos prédios.
Dentre as diversas manifestações culturais do município de Nova Fátima destacam-se o Samba de Reis, a Lavagem do Bar Casa Velha, Comemoração do Dia do Trabalhador, Festa de Padroeira de Nossa Senhora de Fátima (realizada de 01 a 13 de maio), Festa de Aniversário da Cidade e São João Antecipado (realizado no início do mês de junho), e Festa de Vaqueiros e Fazendeiros.
Os pratos e receitas de Nova Fátima são diversificados, como no resto da Bahia, a exemplo do acarajé, do vatapá, da carne de sol, do churrasco, do beiju entre outros.