Gentílico: jacuipense
População (IBGE/2010): 10.180
PIB Per Capita: (IBGE/2014): 6.021
Área Territorial: 362,365 km²
Prefeito: Alberlan Peris Moreira da Cunha (PP)
Vice-Prefeito: José Robson Vilas Boas
Site: http://www.saojosedojacuipe.ba.gov.br/
Facebook: Clique aqui para acessar o facebook de São José do Jacuípe
São José do Jacuípe foi desmembrado do município do Capim Grosso em 13 de junho de 1989, tendo esta data marcada pela conquista da emancipação política.
O município está situado a 286 km de Salvador e faz divisa com os municípios de Quixabeira, Várzea da Roça, Capim Grosso, Santa Luz, Capela do Alto Alegre e Gavião.
Localizado na região do semiárido da Bahia, em uma área muito castigada pela estiagem. Abriga em seu território a “Barragem de São José do Jacuípe”, a qual poderia dar um grande impulso ao desenvolvimento da agropecuária do município. No entanto, esse importante recurso hídrico ainda não foi devidamente explorado.
A economia do município está baseada na agricultura e na pecuária de subsistência, com pequena atividade industrial e comercial, notadamente na área de serviços, se destacando o cultivo e o beneficiamento do sisal que gera vários empregos no município.
Por esse motivo, a cultura do sisal é muito importante para a economia local, devido à dificuldade em desenvolver outras culturas, notadamente em razão das características climáticas do semiárido, onde pode ocorrer grandes períodos de estiagem, o que inviabiliza outras lavouras menos resistentes a impossibilita um investimento mais expressivo na pecuária.
A tradição do reisado, samba de roda dentre outras manifestações culturais estão presentes em São José do Jacuípe, além da comemoração do Aniversário da Cidade realizado juntamente com os festejos juninos.