Gentílico: baixa-grandense
População (IBGE/2010): 20.060 habitantes
PIB Per Capita: (IBGE/2014): 5.725,71
Área Territorial: 967,514 km²
Prefeito: Gilvan Rios da Silva (PSD)
Vice-Prefeito: Pedro Lima Neto
Baixa Grande surgiu ao redor de uma capela, as margens de uma estrada, num ponto que servia de pouso aos viajantes e suas tropas. As terras eram da Fazenda “Cais” propriedade de Dona Ana Ribeiro Soares. O povoado foi iniciado por seu filho, Manoel Ribeiro Soares, coronel da Guarda Nacional, homem de elevada instrução e político de renome.
Segundo informações, a mãe do desbravador, para cumprir pagamento de promessa, ordenou erguer em suas terras uma capela em louvor a Nossa Senhora da Conceição. O local escolhido ficou à margem da estrada real Camisão (hoje Ipirá) a Monte Alegre (hoje Mairi) e Mundo Novo. Esse período também foi o início da povoação e construção das primeiras casas do arraial de Baixa Grande. A capela foi construída em 1860 e o povoado foi elevado à cidade por nome de Baixa Grande em 1872, por Decreto – Lei Estadual, de 30 de março de 1938. O município foi emancipado politicamente no dia 17 de julho de 1885.
O Município fica localizado no Território Bacia do Jacuípe, Sertão da Bahia e limita-se com os municípios de Mundo Novo, Ipirá, Pintadas, Mairi e Macajuba.
Situa-se a 252 km de Salvador e 153 km de Feira de Santana. Para chegar em Baixa Grande, saindo de Salvador, utiliza-se a BR 324. Em Feira de Santana adentra na BR 116 Sul e após o Posto da Polícia Rodoviária Federal segue a direita na Estrada do Feijão, na BA 052.
O município é constituído de terrenos férteis, matas e caatinga. Situa-se no maciço atlântico e suas serras fazem partes dos ramos da Serra da Mantiqueira. As serras são de pequena elevação, prestam-se à agricultura e pastagens, tendo como as principais serras: do Cesto, do Cais, Jataí e a do Vento.
A cidade é banhada pelos rios periódicos: Cairu, Jundiá e o Paulista. Possui 02 açudes, um particular com capacidade para 40.172m³ e um público com capacidade para 44,16m³, que fica no entroncamento da estrada de Mairi com Baixa Grande.
Agropecuária, Indústria, Comércio e Serviços.
O evento religioso de maior repercussão é a Festa de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira da Cidade, realizada dia 08 de dezembro. Outra festa da Igreja católica é a Festa de São Roque, celebrada dia 16 de agosto.
Diversos eventos populares e culturais são realizados no município, a exemplo do Terno de Reis, samba de roda e chula, cantiga da bandeira, rezas populares, alvoradas, festas de vaqueiros, cavalgadas, argolinhas, festejos juninos, micareta e aniversário da cidade.
Na culinária baixa-grandense destacam-se as cocadas, doces na palha de bananeira e beiju colorido.