Gentílico: serrolandense
População (IBGE/2010): 12.344
PIB Per Capita: (IBGE/2014): 5.625,35
Área Territorial: 322,022 km²
Prefeito: Gildo Mota Bispo (PCdoB)
Vice-Prefeito: João Wilson Santos Novais
Site: http://www.serrolandia.ba.gov.br/
Facebook: Clique aqui para acessar o facebook de Serrolândia
Em fins de 1929 conta-se que surgiram umas Choupanas no local que mais tarde viria a denominar-se Serrote, povoado, que apesar da seca continuou seu ritmo de crescimento. Em 1953 foi elevado á vila com denominação Serrolândia. Em 23 de julho de 1962 a vila de Serrolândia foi emancipada e desmembrada de Jacobina, tornando-se a cidade de Serrolândia, e elegendo no mesmo ano o seu primeiro prefeito, o Sr. Florisvaldo Magalhães Sousa, eleito pelo Partido Republicano, tomando posse no ano seguinte até 1966.
A partir de 1981 surgiram às primeiras agências bancárias na cidade, diminuindo consideravelmente a dependência da cidade de Jacobina para transações bancárias, surgindo então o Banco do Brasil e posteriormente o BANEB que nos anos de 90 seria privatizado e comprado pelo Bradesco.
No início da década de 90 começaram a surgir aquela que viria a ser a principal atividade da cidade de Serrolândia, as fábricas de bolsas, que atualmente geram milhares de empregos diretos e indiretos.
Localizado na região semiárida da Bahia, Serrolândia fica a 320 km da capital baiana com acesso através da BR 324 e BA 417. O município tem como cidades circunvizinhas Jacobina, Várzea do Poço, Quixabeira, Miguel Calmon, Várzea da Roça e Mairi.
No município destaca-se a pecuária com a criação e comercialização de rebanhos de suínos e asininos; e a indústria com a confecção de bolsas e bonés. Além disso, estabelecimentos comerciais movimentam a economia local.
Dentre as manifestações culturais destacam-se o samba de roda, o reisado, o bumba meu boi, os grupos de pífano, a capoeira, as fanfarras, além da realização de eventos como o Sarau Cultural Itinerante, a Festa de São Cristóvão, a Festa de Padroeiro de São Roque, a comemoração do Dia do Evangélico, do Aniversário da Cidade e do tradicional Arraiá do Licuri que acontece no período junino.