Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território Bacia do Jacuípe

Serrolândia

Cidade de Serrolândia

Gentílico: serrolandense

População (IBGE/2010): 12.344

PIB Per Capita: (IBGE/2014): 5.625,35

Área Territorial: 322,022 km²

Prefeito: Gildo Mota Bispo (PCdoB)

Vice-Prefeito: João Wilson Santos Novais

Site: http://www.serrolandia.ba.gov.br/

Facebook: Clique aqui para acessar o facebook de Serrolândia

Histórico

Em fins de 1929 conta-se que surgiram umas Choupanas no local que mais tarde viria a denominar-se Serrote, povoado, que apesar da seca continuou seu ritmo de crescimento. Em 1953 foi elevado á vila com denominação Serrolândia. Em 23 de julho de 1962 a vila de Serrolândia foi emancipada e desmembrada de Jacobina, tornando-se a cidade de Serrolândia, e elegendo no mesmo ano o seu primeiro prefeito, o Sr. Florisvaldo Magalhães Sousa, eleito pelo Partido Republicano, tomando posse no ano seguinte até 1966.

A partir de 1981 surgiram às primeiras agências bancárias na cidade, diminuindo consideravelmente a dependência da cidade de Jacobina para transações bancárias, surgindo então o Banco do Brasil e posteriormente o BANEB que nos anos de 90 seria privatizado e comprado pelo Bradesco.

No início da década de 90 começaram a surgir aquela que viria a ser a principal atividade da cidade de Serrolândia, as fábricas de bolsas, que atualmente geram milhares de empregos diretos e indiretos.

Localização e Geografia

Localizado na região semiárida da Bahia, Serrolândia fica a 320 km da capital baiana com acesso através da BR 324 e BA 417. O município tem como cidades circunvizinhas Jacobina, Várzea do Poço, Quixabeira, Miguel Calmon, Várzea da Roça e Mairi.

Principais Atividades Econômicas

No município destaca-se a pecuária com a criação e comercialização de rebanhos de suínos e asininos; e a indústria com a confecção de bolsas e bonés. Além disso, estabelecimentos comerciais movimentam a economia local.

Manifestações Populares e Culturais

Dentre as manifestações culturais destacam-se o samba de roda, o reisado, o bumba meu boi, os grupos de pífano, a capoeira, as fanfarras, além da realização de eventos como o Sarau Cultural Itinerante, a Festa de São Cristóvão, a Festa de Padroeiro de São Roque, a comemoração do Dia do Evangélico, do Aniversário da Cidade e do tradicional Arraiá do Licuri que acontece no período junino.

MUNICÍPIOS CONSORCIADOS

CONTATOS

Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território Bacia do Jacuípe

Praça Nove de Maio, 664A, Bairro Novo Horizonte, 44695-000 – Capim Grosso – BA

(74) 3651-2064

cdsjacuipe@yahoo.com.br

Copyright 2018 - Todos os direitos reservados.
Nobili - Desenvolvimento Web & Comunicação