Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território Bacia do Jacuípe

Gavião

Cidade de Gavião

Gentílico: gavionense

População (IBGE/2010): 4.561 habitantes

PIB Per Capita: (IBGE/2014): 6.735,37

Área Territorial: 384,592 km²

Prefeito: Laurindo Nazario da Silva (PSD)

Vice-Prefeito: José Adilson Cunha Silva

Site: http://www.gaviao.ba.gov.br/

Histórico

A origem do município de Gavião inicia-se em 1812 quando um rico viajante conhecido por José Inácio, viúvo, gostou do lugar e comprou uma posse de terra construindo nela uma casa perto de uma quixabeira onde a tarde se aninhavam muitos gaviões para dormir, ele observando o fato colocou o nome de sua fazenda de “Gavião”. Muito católico, construiu no local uma capela em louvor a Nossa Senhora da Conceição.

Gavião teve sua emancipação político-administrativa em 19 de março de 1985, sendo desmembrado do município de Riachão do Jacuípe, de acordo com a Lei nº 4.410, assinada pelo Governador João Durval.

Localização e Geografia

Com clima quente, o município fica localizado no Território Bacia do Jacuípe, no semiárido baiano, banhado pelo Rio Jacuípe, faz divisa com os municípios de Capim Grosso, Nova Fátima, Capela do Alto Alegre, São José do Jacuípe, Santaluz e São Domingos, ficando a 242 km de Salvador.

Principais Atividades Econômicas

A economia do município é baseada na agricultura e na pecuária de animais de pequeno porte como caprinos, ovinos, suínos e a criação de gado bovino, destacando-se a produção de leite.

Manifestações Populares e Culturais

Destaca-se na cidade as festas religiosas como a Festa da Padroeira Nossa Senhora da Conceição e a Festa de São José. As festas populares mais conhecidas são samba de roda, cantigas de roda, boi roubado, festa de vaqueiros e o tradicional Festejo Junino com a realização do São Pedro.

Potenciais Turísticos

O município oferece barragens para a prática de pesca e banho. Além da Barragem dos Patos, tem as cachoeirinhas como a da Bananeiras. A cidade de Gavião possui ricas belezas naturais, entre elas as caatingas virgens que existem no interior do município. Na comunidade de Palmatória há uma caatinga praticamente virgem onde estão encontradas diversas espécies de cobras, roedores, répteis e plantas.

MUNICÍPIOS CONSORCIADOS

CONTATOS

Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território Bacia do Jacuípe

Praça Nove de Maio, 664A, Bairro Novo Horizonte, 44695-000 – Capim Grosso – BA

(74) 3651-2064

cdsjacuipe@yahoo.com.br

Copyright 2018 - Todos os direitos reservados.
Nobili - Desenvolvimento Web & Comunicação