Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território Bacia do Jacuípe

Capim Grosso

Cidade de Capim Grosso

Gentílico: capim-grossense

População (IBGE/2010): 26.577 habitantes

PIB Per Capita: (IBGE/2014): 10.002,64

Área Territorial: 464,776 km²

Prefeito: José Sivaldo Rios de Carvalho (PSD)

Vice-Prefeito: Frank Neto Oliveira Sousa (PRB)

Site: http://capimgrosso.ba.gov.br/

Facebook: Clique aqui para acessar o facebook de Capim Grosso

Histórico

Capim Grosso tem sua história fundamentada pela passagem de bandeirantes que cruzavam a região em busca de lugares nos quais pudessem fazer a exploração de recursos minerais e naturais, como é o caso de Jacobina, cidade cuja rota de chegada obriga os transeuntes vindos do Leste a passarem por Capim Grosso.

As primeiras aglomerações de pessoas tiveram início na década de 40 quando a família do Sr. Zózimo Amâncio de Araújo e sua esposa, a Sr.ª Ursulina decidem construir a primeira casa, acoplada a uma casa de farinha nas proximidades de uma lagoa onde havia um capim de folhas grossas, ali se intitulou Fazenda Capim Grosso.

O pequeno vilarejo passou a ser ponto de parada obrigatória para todos os veículos que trafegavam cortando estas duas importantes estradas, o que fez milhares de pessoas se interessarem e povoassem o lugar.

Na mesma década, Capim Grosso teve sua primeira Escola Paroquial trazida por Alfredo Maria Haasler, um padre austríaco que escolheu a região de Jacobina para exercer seu sacerdócio nas áreas de educação e assistência à saúde.

No ano de 1984, o município teve sua emancipação declarada pelo Sr. Carlos Alberto Pires Daltro, então prefeito de Jacobina na época, promulga e realiza o plebiscito público pela emancipação do já Distrito de Capim Grosso, no qual o povo decidiu pela emancipação do Distrito. Em 09 de maio de 1985, Capim Grosso é declarada cidade e realiza sua primeira eleição, elegendo o Sr. Cesiano Carlos do Nascimento como primeiro prefeito do município.

Localização e Geografia

Capim Grosso é um município baiano pertencente à microrregião de Jacobina. Faz limites com os municípios de São José do Jacuípe, Quixabeira, Jacobina, Caém, Santa Luz e Queimadas.

Localizada a 272 km de Salvador, a cidade está situada no cruzamento das BRs 407 e 324 que fazem ligação entre a capital do Estado da Bahia com as regiões: central e oeste da Bahia e norte do país.

O município é banhado pela Barragem de Pedras Altas que atualmente abastece diversos municípios e localidades. A barragem está implantada no Rio Itapicuru – Mirim. O sistema principal é vinculado a nove subsistemas que atendem diversos municípios.

Principais Atividades Econômicas

As atividades se concentram no comércio e na prestação de serviços. Destacam-se os serviços automotivos devido ao grande fluxo de veículos que transmitam pelas rodovias que cortam a cidade. O comércio tem maior movimento às segundas-feiras, dia que é realizada a maior feira livre da região.

Manifestações Populares e Culturais

Dentre as culturas populares do município destacam-se o reisado, o samba de roda, a capoeira, as fanfarras, além da realização de eventos como a Feira Cultural Bocapiu das Artes, a Feira do Licuri, a comemoração do Aniversário da Cidade, da Festa de Padroeira da Paróquia de São Cristóvão, da Festa de Padroeira da Cidade representada por Nossa Senhora da Conceição, e os festejos juninos que atraem visitantes de toda região.

MUNICÍPIOS CONSORCIADOS

CONTATOS

Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território Bacia do Jacuípe

Praça Nove de Maio, 664A, Bairro Novo Horizonte, 44695-000 – Capim Grosso – BA

(74) 3651-2064

cdsjacuipe@yahoo.com.br

Copyright 2018 - Todos os direitos reservados.
Nobili - Desenvolvimento Web & Comunicação