Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território Bacia do Jacuípe

Capela do Alto Alegre

Cidade de Capela do Alto Alegre

Gentílico: capelense

População (IBGE/2010): 11.527 habitantes

PIB Per Capita: (IBGE/2014): 6.631,09

Área Territorial: 629,586 km²

Prefeito: Claudinei Xavier Novato (PC do B)

Vice-Prefeito: Luís Romeu Oliveira Mascarenhas (PSL)

Site: http://www.capeladoaltoalegre.ba.indap.org.br/

Facebook: Clique aqui para acessar o facebook de Capela do Alto Alegre

Histórico

Capela do Alto Alegre tem suas origens na Fazenda Desabafo, que se localiza na parte mais alta da cidade. Seu nome originou-se devido à junção de três elementos: Capela por ter como marco de fundação a primeira missa realizada em uma pequena capela improvisada; do Alto, porque estava situada no ponto mais alto da Fazenda Desabafo; e Alegre, pelo fato de sua gente expressar atitudes de extrema alegria.

A fundação da cidade ocorreu em 17 de abril de 1912, tendo seu marco a primeira missa celebrada pelo Padre Manoel Maria, Pároco de Mairi. Desde sua fundação Capela era dependente do município de Riachão do Jacuípe. Em 25 de novembro de 1984 houve o primeiro plebiscito visando à emancipação política, no qual o desmembramento definitivo se deu através da lei nº 4.409 de 19 de março de 1985, tornando Capela um município independente.

Localização e Geografia

O município fica situado na Zona Fisiográfica de Feira de Santana e faz divisa com os municípios de Gavião, São José do Jacuípe, Pé de Serra, Pintadas, Nova Fátima, Mairi e Várzea da Roça. A distância de Capela a Salvador, capital do Estado, é de aproximadamente 254 km.

Localizado no semiárido baiano, a temperatura varia de 20º a 34º C, com período chuvoso bastante irregular. Sua vegetação natural é a caatinga, apresentando uma grande quantidade de plantas espinhosas, cactáceos e bromeliáceas.

Capela localiza-se na Bacia Hidrográfica do Paraguaçu, especificamente na Bacia Hidrográfica do Rio Jacuípe, e é cortada pela Adutora do Sisal, originária na Barragem do São José do Jacuípe. A adutora possui “pontos de água” de 3 em 3 km com possibilidade de utilização suficiente para a região.

Principais Atividades Econômicas

A economia provém em sua maior parte da agricultura familiar, pecuária, sobretudo leiteira.

Manifestações Populares e Culturais

As manifestações mais expressivas na tradição do município são: Cantigas de Roda, as quais são praticadas pelas mulheres e fazem parte da história do município; o Samba Regional; a Festa da Colheita; o Boi Roubado; o Festival de Violeiros; as Festas de Padroeiro, principalmente a de Santo Antônio, realizada entre os dias 01 e 13 de junho.

Eventos como a comemoração do Dia dos Trabalhadores, Dia do Evangélico, Independência do Brasil, Dia da Consciência Negra e a tradicional Festa dos Caminhoneiros já fazem parte do calendário local. Ainda é realizada a Lavagem do Quilombo, a Lavagem do Kiosk, Festas de Vaqueiros e Fazendeiros; Cavalgada; Vaquejada; as Festas Juninas que movimentam a cidade, aquece as vendas no comércio e atrai visitantes de diversas cidades, e a celebração do Natal com apresentações artísticas e culturais na praça principal da cidade, a exemplo de fanfarras, peças teatrais, corais entre outros.

Patrimônio Cultural (material e imaterial)

O patrimônio cultural de um povo é a sua maior riqueza, logo Capela do Alto Alegre, apesar de ser um pequeno município que enfrenta algumas dificuldades, detém uma grande riqueza patrimonial esta encontra-se visível em diversas formas:

Na culinária com seus deliciosos pratos preparados a base de ingredientes regionais como milho, mandioca, animais criados na região, leite, etc. No artesanato também são usados elementos da região como matéria-prima para os artistas que transformam o barro em belas obras como panelas, potes, moringas e demais objetos, transformam palhas e o caule do ariri em chapéus, bolsas, esteiras, vassouras e peneiras. As mulheres capelenses também são pintoras e bordadeiras, muitos são os trabalhos feitos por pessoas que com seu talento e habilidade encontram na arte o meio para sobreviverem e cuidarem de suas famílias.

No que se refere ao patrimônio material edificado, Capela tem como destaque o cruzeiro e a capelinha do monte, os quais são símbolos do município, a Igreja Matriz e algumas casas de moradias possuem arquitetura da época em que a cidade foi fundada. Há também patrimônios naturais como o supracitado “monte”, uma serra que todos fazem questão de visitar, e os “Olhos D’água”, um verdadeiro oásis e um verdadeiro manancial de águas cristalinas no meio da caatinga.

MUNICÍPIOS CONSORCIADOS

CONTATOS

Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território Bacia do Jacuípe

Praça Nove de Maio, 664A, Bairro Novo Horizonte, 44695-000 – Capim Grosso – BA

(74) 3651-2064

cdsjacuipe@yahoo.com.br

Copyright 2018 - Todos os direitos reservados.
Nobili - Desenvolvimento Web & Comunicação