Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território Bacia do Jacuípe

Serra Preta

Cidade de Serra Preta

Gentílico: serra-pretense

População (IBGE/2010): 15.401

PIB Per Capita: (IBGE/2014): 5.790,3

Área Territorial: 595,298 km²

Prefeito: Franklin Leite da Silva (DEM)

Vice-Prefeito: Adeil Figueredo Pedreira

Site: http://www.serrapreta.ba.gov.br/

Facebook: Clique aqui para acessar o facebook de Serra Preta

Histórico

A cidade de Serra Preta era uma região primitivamente habitada pelos índios paiaiás. O território integrava a sesmaria concedida ao sertanista João Peixoto Viegas em 1655, pelo Governador Geral do Brasil, Dom Jerônimo de Ataíde.

No final do século XVIII, Inácio Carneiro de Oliveira arrendou uma faixa de terras dos herdeiros da sesmaria onde desenvolveu a agropecuária. Mais tarde, José Pereira Mascarenhas, procedente do Piauí, fixou-se numa das elevações existentes na fazenda Queimadas, onde construiu um engenho de açúcar. Formou-se a povoação Boa Vista.

Em 1831, alterou-se o topônimo para Serra Preta, em virtude de existir na área uma elevação com esse nome e elevado à categoria de município com a denominação de Serra Preta, pela Lei Estadual n.º 604, de 19 de dezembro de 1953 (IBGE, 2015).

Localização e Geografia

O município de Serra Preta está inserido na região semiárida, na mesorregião do Centro Norte Baiano, e posicionado a 165 km da cidade de Salvador, tendo como limites intermunicipais Feira de Santana, Anguera, Ipecaetá, Ipirá e Riachão do Jacuípe.

Principais Atividades Econômicas

A economia do município gira em torno da agropecuária, através da criação de bovinos, ovinos, caprinos, suínos, equinos, bubalinos e avicultura. Além disso, existem os setores de serviços e da indústria que movimentam a economia local.

Manifestações Populares e Culturais

Serra Preta possui características culturais marcantes que traduzem a importância para o município, com eventos culturais envolvendo músicas, brincadeiras, artesanatos e festas.

Destacam-se alguns aspectos culturais como a tradicional festa popular da Capina do Monte de Serra Preta que é realizada na sede do município, onde a população sobe o monte capinando. Acontece ainda a festa do bumba meu boi; a Festa de São José, Padroeiro do Distrito do Ponto de Serra Preta; a Festa da Padroeira Nossa Senhora do Bom Conselho, na sede; a Festa de Santo Antônio, Padroeiro do Distrito do Bravo; e a Festa de Vaqueiros no Distrito do Ponto de Serra Preta.

MUNICÍPIOS CONSORCIADOS

CONTATOS

Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território Bacia do Jacuípe

Praça Nove de Maio, 664A, Bairro Novo Horizonte, 44695-000 – Capim Grosso – BA

(74) 3651-2064

cdsjacuipe@yahoo.com.br

Copyright 2018 - Todos os direitos reservados.
Nobili - Desenvolvimento Web & Comunicação