Melhorar as condições de vida das famílias do semiárido, promovendo o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da cidadania. São com estes objetivos que o Projeto 2ª Água, executado pelo Consórcio Jacuípe e coordenado pela FATRES (Fundação de Apoio à Agricultura Familiar do Semiárido da Bahia), está trabalhando nos municípios de Quixabeira, Mairi, Capela do Alto Alegre, Pintadas, Várzea do Poço, Ipirá e Baixa Grande.
A iniciativa que está em fase de conclusão de sua primeira etapa, a qual beneficia 1543 famílias com tecnologias de armazenamento de água para produção de alimentos, como cisternas calçadão, barreiros de trincheira e barragens subterrâneas. Contemplando famílias como a de dona Maria Mascarenhas, do município de Capela do Alto Alegre que recebeu uma barragem.
“Esse projeto foi um sonho, esse ano eu plantei em outro lugar que também e deu, mas não foi como aqui, que deu muito mais, por isso eu tô muito alegre e satisfeita ” Afirmou à agricultora.
Um dos destaques desse Projeto são os kits produtivos, entregues junto as tecnologias, os quais foram desenvolvidos/aprimorados pela equipe do Consórcio Jacuípe, contendo estes um valor de R$1000,00 à R$1500,00, podendo ser ovinos, caprinos, horta, apicultura, sistema de bombeamento, aprisco, frango de corte ou postura com galinheiro. Escolhidos pelas famílias de acordo as suas aptidões. Como aconteceu com a jovem produtora, Fabiane Lima de Várzea do Poço, que foi contemplada com uma cisterna e um kit de ovinos.
“A cisterna e os ovinos vieram no momento certo, pois a gente está criando e já estão reproduzindo e futuramente teremos uma produção bem maior na propriedade”, afirmou.
Já à agricultora Ednalva Lima, também de Várzea do Poço, a qual recebeu uma cisterna calçadão e um kit de hortas, comemora a segurança hídrica que conquistou.
“Ficamos muito felizes, porque temos uma maior quantidade de água e aqui no município a gente precisava muito, nos sentimos mais seguros porque não vai faltar água por um bom tempo para nosso plantio e para nossos bichinhos, tanto para nosso consumo como para a gente vender”. Destacou ela.
O Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território Bacia do Jacuípe, também está iniciando a segunda etapa do Projeto que beneficiará mais 2182 famílias dos mesmos municípios da primeira, onde serão construídos 1427 barreiros e 755 cisternas.
ASCOM Consórcio Jacuípe
Jorge Henrique
O Projeto 2ª Água tem como objetivo promover a conservação...
O Projeto de Regularização Fundiária é desen...
O Serviço de Inspeção Municipal é o serviço...
O Festival, realizado com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado da ...
A Copa Jacuípe é realizada pelo Consórcio Jacuípe ...
O Consórcio Jacuípe realiza diversas ações n...