Nesta quinta-feira (15), o Consórcio da Bacia do Jacuípe, em nome do Presidente Sivaldo Rios, realizou na Câmara Municipal de Vereadores de Capim Grosso, uma reunião com Prefeitos e representantes dos 16 municípios consorciados, além do Superintendente Estadual de Resíduos Sólidos, Armindo Gonzalez, para discutir a construção do Plano Intermunicipal dos Resíduos Sólidos.
O presidente iniciou a fala enfatizando a importância de discutir este tema e ressaltou que não é um problema só dos prefeitos, por isso desde quando assumiu a gestão do Consórcio busca um entendimento em relação aos resíduos sólidos.
Disse ainda que o estado tem se colocado a disposição, através de diversas conversas com o secretário da SEDUR, Nelson Pelegrino e informou que o estudo já foi feito no Município de Capim Grosso, mas que esta pauta de tornará mais fortificada e com menor custo, se tratada com a unificação dos Consórcios.
O evento contou também com a valiosa contribuição de Armindo Gonzalez, Superintendente Estadual de Resíduos Sólidos, que realizou uma apresentação com leis e informações diversas à respeito do processo de estudo e construção do Plano, além de quais caminhos cada Prefeitura deve seguir para esta regularização.
Destacou dois pontos cruciais para a tratativa: Meio Ambiente e Saúde Pública, chamando atenção de que não é simplesmente fazer um aterro, pois a política nacional diz o caminho que deve ser seguido e é esse que deverá ser colocado em prática.
Comentou ainda sobre a necessidade de trazer esta discussão para a sociedade e afirmou que o plano intermunicipal substitui o plano municipal. Lembrou que os recursos só serão recebidos com a apresentação do plano pronto.
Em seguida, apresentou o calendário de prazo da nova lei para apresentação do plano e sinalizou os papéis e responsabilidades para cada tipo de resíduo, com ênfase na atual situação.
Em relação aos catadores, informou que terão o espaço próprio deles, sendo retirados dos lixões e integrados ao projeto de reciclagem.
Não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento e disposição final adequada, foram as explicações de como se dará o projeto, com receitas retiradas da unidade de beneficiamento.
Após toda essa explanação, foi aberto o momento para debate entre os prefeitos, que fizeram seus questionamentos, tiraram suas dúvidas e definiram os próximos encaminhamentos.
ASCOM/CONSÓRCIO JACUÍPE
O Projeto 2ª Água tem como objetivo promover a conservação...
O Projeto de Regularização Fundiária é desen...
O Serviço de Inspeção Municipal é o serviço...
O Festival, realizado com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado da ...
A Copa Jacuípe é realizada pelo Consórcio Jacuípe ...
O Consórcio Jacuípe realiza diversas ações n...