Durante o dia de ontem (quinta-feira, 25) aconteceu uma reunião para discutir o planejamento dos Projetos de 1ª Água e Cisternas Escolares (3ª Água) que serão executados no Território pelo Consórcio Jacuípe em parceria com a FATRES através do convênio firmado com o Ministério de Desenvolvimento Social.
A reunião foi realizada na Sala de Reuniões da Secretaria de Educação do município de Pé de Serra e contou com a participação do Prefeito Antônio Joilson; do Secretário Executivo do Consórcio, Erivan Santos; da Coordenadora de Projetos, Leia Ribeiro; além dos técnicos da FATRES, secretários de agricultura e de educação dos municípios consorciados e demais funcionários municipais.
Na oportunidade os técnicos da FATRES, Agnaldo Rocha e Gervásio Filho, fizeram a apresentação dos projetos e explanaram sobre a legislação, objetivos, cadastro das famílias, visitas técnicas, capacitação dentre outros aspectos. Na ocasião, os presentes discutiram e tiraram suas dúvidas sobre os projetos e a respectiva execução.
O prefeito Antônio Joilson saudou e agradeceu a presença de todos os presentes e ressaltou a importância dos projetos para o Território. Ele acrescentou “esse é um momento ímpar da nossa sociedade, pois sabemos que vivemos numa região considerada polígono da seca onde a água é um elemento de escassez, então atividades como essa que visam melhorar a agricultura familiar e os recursos hídricos precisam ser abraçadas e apoiadas por todos para que nossas ações sejam fortes e eficientes”.
“Os Projetos 1ª e 3ª Água foram resultado de muita luta do Consórcio junto ao MDS, agora temos a oportunidade de estar expandindo os projetos e contemplando famílias dos 16 (dezesseis) municípios do Território. Dessa forma, avalio a reunião de forma positiva, pois havia a necessidade de reunir todos os secretários para a discussão e planejamento dos referidos projetos que serão executados nos próximos meses beneficiando centenas de famílias do Território”, declarou Erivan.
O Projeto 1ª Água irá beneficiar famílias de baixa renda com cisternas para consumo humano, já o Projeto 3ª Água irá contemplar escolas beneficiando alunos e professores do Território. O objetivo principal do MDS é buscar a universalização de todo o Território Bacia do Jacuípe através da construção de 1.291 cisternas de placa de 16 mil litros e 30 cisternas escolares de placa de 52 mil litros da zona rural dos municípios consorciados.
O Projeto 2ª Água tem como objetivo promover a conservação...
O Projeto de Regularização Fundiária é desen...
O Serviço de Inspeção Municipal é o serviço...
O Festival, realizado com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado da ...
A Copa Jacuípe é realizada pelo Consórcio Jacuípe ...
O Consórcio Jacuípe realiza diversas ações n...