Na terça-feira, 15 de julho, a equipe de campo do Projeto 2ª Água esteve reunida com os coordenadores do Consórcio Jacuípe e da FATRES, para monitoramento do desenvolvimento do Projeto.
Na oportunidade, todos os animadores (as) apresentaram um relatório verbal sobre os trabalhos já desenvolvidos com êxito e os que estão em andamento, além das dificuldades encontradas para realização de algumas atividades.
Em seguida os gestores do Consórcio e da FATRES dialogaram com eles sobre alternativas para contornar os problemas, foram passadas orientações para os técnicos (as) de como garantir o perfil ideal de agricultores comprometidos com o Projeto, sendo que estes, são indicados como primeiros avaliadores desse perfil. “Nós precisamos fazer desse primeiro projeto 2ª Água que estamos executando, com que estas famílias sejam referência para a continuidade do Projeto”. Disse Valcyr Rios, secretário executivo do Consórcio Jacuípe.
Também foi apresentada a próxima etapa do Projeto, que consiste na implantação das tecnologias, sendo compartilhado com toda equipe os padrões de construção das estruturas de armazenamento de água, a metodologia de implantação do caráter produtivo, além de questões de logística como a elaboração por cada técnico um roteiro nos municípios para construção, também foram passadas orientações sobre a burocracia exigida pelo governo federal como a documentação das famílias beneficiárias.
Na reunião, também foram apresentadas as funções da coordenação do Projeto 2ª Água, que é executado pelo Consórcio Jacuípe, tendo a coordenação de campo da FATRES ( Fundação de Apoio aos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares da Região do Sisal e Semiárido da Bahia), sendo Paulo Magalhães engenheiro civil, responsável pelas construções das tecnologias, o engenheiro agrônomo Elton Sampaio é responsável pela metodologia de trabalho e implantação do caráter produtivo e Darlan Borys o coordenador administrativo, responsável pela gestão administrativa do Projeto.
Participaram também da atividade o presidente do Consórcio Jacuípe e prefeito de Quixabeira Eliezer Costa, o gestor de projetos da FATRES José Silva, o Coordenador de execução da FATRES Ernesto Gomes e Wanderley Silva, diretor de projetos Consórcio Jacuípe.
O Projeto 2ª Água, executado pelo Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território Bacia do Jacuípe, irá beneficiar 1300 famílias, através da implantação de 1300 tecnologias de armazenamento de água, nos municípios de Quixabeira, Mairi, Capela do Alto Alegre, Pintadas, Várzea do Poço e Baixa Grande que serão contemplados com 168 tecnologias cada, além de Ipirá que receberá 292. Neste montante serão construídas 400 Cisternas Calçadão com capacidade de 52.000 litros de água, 450 Barreiros de Trincheira Familiares que armazenam aproximadamente 500.000 mil litros de água e 450 Barragens Subterrâneas na qual é feita uma estrutura para armazena a água da chuva que escorre por baixo da terra deixando a área encharcada.
O Projeto 2ª Água tem como objetivo promover a conservação...
O Projeto de Regularização Fundiária é desen...
O Serviço de Inspeção Municipal é o serviço...
O Festival, realizado com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado da ...
A Copa Jacuípe é realizada pelo Consórcio Jacuípe ...
O Consórcio Jacuípe realiza diversas ações n...