O Programa Fomento é uma iniciativa do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território Bacia do Jacuípe (Consórcio Jacuípe), que em parceria com a Cooperativa Agroindustrial Pintadas (COOAP) está preparando o solo e distribuindo semente de sorgo para os beneficiários do Projeto Segunda Água que receberam o Kit Produtivo de Ovinos e/ou Caprinos. Com as recentes chuvas que caíram na região, está sendo possível avançar no preparo do solo dos agricultores beneficiados para o plantio imediato do sorgo, através de aração, gradagem leve e gradagem pesada. “Nesse momento temos a oportunidade de preparar o solo e plantar a semente com o solo em estado ideal, por conta das chuvas”, afirma Elton Alves Sampaio, agrônomo responsável pela ação no Consórcio Jacuípe.
O objetivo principal do Fomento é contribuir com a reserva alimentar para a manutenção dos animais durante o período de estiagem e tem como agente financiador o Governo do Estado da Bahia, através de convênio firmado entre a COOAP e Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Companhia de Abastecimento e Ação Regional (CAR), com apoio da Superintendência de Agricultura Familiar (SUAF). Para o diretor de projetos do Consórcio Jacuípe e assessor da COOAP, Wanderley Silva o Programa Fomento é uma grande oportunidade para afirmação da cultura do sorgo no Território. "O sorgo, apesar de não ser novidade para nossos agricultores, está sendo implementado no território através desse convênio como uma nova alternativa eficiente na reserva de alimentos para os animais em regiões semiáridas como a nossa, após uma série de estudos com resultados positivos apoiados pela SUAF”, afirma.
Além do Consórcio Jacuípe, COOAP e Governo do Estado via SDR/CAR/SUAF, as prefeituras dos municípios de Ipirá, Pintadas, Várzea do Poço, Mairi, Capela do Alto Alegre e Quixabeira estão envolvidas diretamente na execução do programa, onde as mesmas através de suas Secretarias de Agricultura tem dado total apoio técnico e logístico para a execução do Fomento, que irá beneficiar diretamente mais de 1.000 (mil) famílias de agricultores familiares no Território Bacia do Jacuípe. “Esse tipo de ação fortalece o homem e a mulher do campo, que busca alternativas sustentáveis para manter seu rebanho bem alimentado, com capacidade de produção e geração de renda”, completa Valcyr Rios, secretário executivo do Consórcio Jacuípe.
ASCOM Consórcio Jacuípe
O Projeto 2ª Água tem como objetivo promover a conservação...
O Projeto de Regularização Fundiária é desen...
O Serviço de Inspeção Municipal é o serviço...
O Festival, realizado com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado da ...
A Copa Jacuípe é realizada pelo Consórcio Jacuípe ...
O Consórcio Jacuípe realiza diversas ações n...