Aconteceu na terça-feira, 17 de maio, na sede do Consórcio Jacuípe na cidade de Pintadas uma reunião com membros dos consórcios Consisal e Portal do Sertão sobre o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA).
Na ocasião foram discutidas as questões sanitárias na comercialização do leite, na fabricação de requeijão e queijo e no abate clandestino de frangos, pontos que são considerados um grande problema para as regiões que os consórcios abrangem, diante dessas questões foi pautada a criação de uma lei conjunta entre os três consórcios, sobre o serviço de inspeção sanitária e inspeção de produtos de origem animal nos municípios.
A lei visa regularizar a fabricação de produtos de origem animal e legalizar alguns pequenos empreendimentos, principalmente os fabricos e alguns abatedouros clandestinos.
Para Washington, médico veterinário do Consórcio Jacuípe a população será beneficiada com essa lei, tendo acesso a produtos inspecionados.
“O objetivo é legalizar alguns empreendimentos para ser ofertada a população um produto de qualidade e a população só tem a ganhar”, disse ele.
A liberação de produtos para comercialização será mediante análises que garantam a qualidade nutricional e microbiológica dos alimentos, ou seja sabor agradável, ausência de agentes contaminantes (antibióticos, pesticidas, adição de água), tendo como responsáveis na inspeção os municípios e neste caso será desenvolvido em parceria com os consórcios.
ASCOM Consórcio Jacuípe
O Projeto 2ª Água tem como objetivo promover a conservação...
O Projeto de Regularização Fundiária é desen...
O Serviço de Inspeção Municipal é o serviço...
O Festival, realizado com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado da ...
A Copa Jacuípe é realizada pelo Consórcio Jacuípe ...
O Consórcio Jacuípe realiza diversas ações n...