Na quinta-feira dia 31 de março, o Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território Bacia do Jacuípe realizou a sua segunda assembleia de 2016 para dialogar com os prefeitos e secretários sobre as ações desenvolvidas pela instituição.
Na ocasião foi discutido com os prefeitos pautas voltadas para deliberação de custos operacionais do Consórcio e dos convênios, além da gestão das máquinas cedidas pela SEINFRA (Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia) para manutenção de parte das estradas que cortam os municípios do Território.
Também foram dialogadas ações que em breve serão iniciadas como o Serviço de Inspeção Municipal e do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SIM/SUASA) que têm como finalidade a regulamentação de produtos de origem animal e proporcionará a instalação de novas agroindústrias, além do suporte para que alcancem mercados regionais.
Também foi discutido o projeto de regularização fundiária que irá realizar 5 mil titulações de imóveis rurais, possibilitando as famílias beneficiadas acesso a diversas políticas públicas, como o crédito rural. Essa iniciativa já conta com a equipe contratada e tem-se previsão para começar os trabalhos na primeira quinzena de abril.
Também foram relatadas as ações desenvolvidas em 2015 nas áreas de cultura e esporte como o festival e música Canto do Jacuípe e Copa Jacuípe de Futebol Sub 20, os quais se tornaram-se referência para o Estado.
Na ocasião foi destacado o grande poder de integração da Copa que movimentou o Território e revelou diversos talentos para o esporte profissional, tornando-se destaque nos veículos de comunicação regionais e estaduais e em uma audiência pública na Assembleia Legislativa da Bahia sobre competições no interior do Estado.
Já o Canto do Jacuípe, a primeira ação desenvolvida entre um consórcio público na Bahia e a Secretaria de Cultura do Estado será apresentado pelo seu secretário Jorge Portugal a um grupo de consórcios como modelo a ser seguido. Além disso o festival também provocou a criação pela SECULT de um edital exclusivo para consórcios públicos.
Na ocasião também foi apresentado o relatório anual de atividades 2015, uma publicação que relata todas a ações da instituição durante o ano.
Participaram da assembleia o presidente do Consórcio e prefeito de Quixabeira Eliezer Costa, Pedro Lima prefeito de Baixa Grande e Gildo Mota de Serrolândia, além do secretário de administração de Serra Preta Woshington Leite, o secretário de agricultura de Nova Fátima Josélio Jonas e do secretário executivo do Consórcio Jacuípe Valcyr Rios e o diretor de projetos do órgão Wanderley Silva.
O Projeto 2ª Água tem como objetivo promover a conservação...
O Projeto de Regularização Fundiária é desen...
O Serviço de Inspeção Municipal é o serviço...
O Festival, realizado com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado da ...
A Copa Jacuípe é realizada pelo Consórcio Jacuípe ...
O Consórcio Jacuípe realiza diversas ações n...