Consórcio Jacuípe discute planejamento de ações da Parceria Mais Forte com o Governo do Estado para o desenvolvimento rural do território

Publicada dia 13 de outubro 2021

Na última sexta-feira (08), aconteceu na Câmara de Vereadores de Capim Grosso, um encontro com representantes do Governo do Estado, prefeitos dos 16 municípios pertencentes ao Consórcio da Bacia do Jacuípe, secretários/as de agricultura, vereadores, organizações sociais da agricultura familiar, dentre outras autoridades da região, para discutir a Ação Parceria Mais Forte: Juntos para Alimentar a Bahia. Na oportunidade, foram discutidos planejamentos de ações integradas que contribuam com o desenvolvimento rural do território da Bacia do Jacuípe, como assistência técnica e extensão rural (Ater), regularização fundiária, inclusão produtiva e agroindustrialização.

A data, que também marcou o dia do Nordestino, foi celebrada com apresentação de poesia e muito forró, com o artista local Kelvin Diniz.
O objetivo da ação é que, através da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Parceria Mais Forte, Juntos para Alimentar a Bahia junto com as prefeituras municipais, Consórcios Públicos Territoriais e demais parceiros do poder público e organizações da agricultura familiar, consolide e fortaleça sistemas produtivos estratégicos, mediante a realização de ações diretas vinculadas a grupos produtivos locais.

O diretor-presidente da (CAR/SDR), Wilson Dias, esclareceu a proposta da parceria, ressaltando seus impactos econômicos local, gerados a partir dos investimentos no campo. Falou também da importância dos gestores estarem sempre em sintonia nos diálogos e no monitoramento dessas ações
O presidente do Consórcio Público Jacuípe e prefeito de Capim Grosso, Sivaldo Rios, salientou que o evento foi um grande presente para o território, que, coincidentemente, ocorreu no dia do Nordestino. Agradeceu a presença de todos os prefeitos do território e do Governo do Estado, pelo olhar cuidadoso com o homem e a mulher do campo e reforçou a importância da união de forças entre os municípios para avançar na execução das ações.

O prefeito do município de Nova Fátima, José Adriano, falou da experiência de sua gestão, que vem promovendo ações de fortalecimento da agricultura familiar, a exemplo da ação social que garante a compra de parte da cesta básica com produtos da agricultura familiar, para serem entregues às pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Estiveram presentes ainda, a coordenadora de Desenvolvimento Agrário (CDA), Camila Batista, equipes técnicas da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e da CAR que atuam no território, representantes das prefeituras, cooperativas, associações e outras organizações sociais da agricultura familiar da Bacia do Jacuípe.

ASCOM / CONSÓRCIO JACUÍPE