Consorcio Jacuípe recebe a SEDUR para discutir a elaboração dos Planos de Resíduos Sólidos.

Publicada dia 17 de outubro 2019

O Consórcio Jacuípe realizou na última terça-feira (15) uma assembleia geral ordinária. O evento aconteceu no auditório do CRAS do município de Riachão Jacuípe, e teve como pauta principal deliberar sobre a formalização do convênio para elaboração dos planos regionais integrados de resíduos sólidos.
Os presentes foram recepcionados pelo presidente do Consórcio Jacuípe, Dr Nei e o prefeito do município de Riachão do Jacuípe, Zé Filho. A audiência contou com a participação de prefeitos e secretários dos municípios consorciados, além da equipe interna do consórcio.
A proposta de trabalho do Plano foi apresentada pelo Superintendente de Gastão Territorial da SEDUR, Armindo Gonzales, que explicou sobre as etapas do planejamento e ações para a elaboração do plano. O público teve oportunidade de questionar e participar das discussões acerca do tema.
O Plano tem como foco o planejamento de soluções integradas para enfrentar temas importantes como a destinação dos resíduos, e vem como solução para destinação destes resíduos sólidos, que causam grande impacto ao meio ambiente.
Visto que os Municípios não possuem planos e a principal causa são os custos do projeto e a complexidade técnica da elaboração dos planos, o Consórcio, por meio do presidente Dr Nei, assinou um Protocolo de intenções com a SEDUR, manifestando o interesse de obter apoio técnico e financeiro para elaborar os planos regional de resíduos sólidos.
O presidente do Consórcio Jacuípe, Dr Nei, enfatizou a importância da elaboração dos planos, e que o objetivo dos Consorcio é realizar um plano que seja útil e uma ação eficaz para a implantação real dos planos e das mudanças necessárias na política de resíduos sólidos.
"A problemática dos resíduos sólidos não pode ser um assunto discutido isoladamente por cada município, tendo em vista que boa parte dos municípios baianos têm esta demanda e do custo final desta iniciativa. Foi discutido no Seminário da FEC, e mais uma vez trouxemos para a Assembleia do Consórcio, mas desta vez para tratar sobre a elaboração dos planos de resíduos sólidos nos municípios através do Consórcio. Hoje, através da SEDUR temos 137 municípios que irão elaborar seus planos de resíduos sólidos, todos através dos Consórcios. Tudo isso porque criamos uma proposta de parceria construída com muita conversa como o Governo do Estado, com a FEC, bem como os municípios, que buscaram o benefício.... Esta reunião hoje aqui é um marco. É um sinal do trabalho bem-sucedido que vem sendo feito pelos Consórcios. Nossa gestão está atenta e vamos trabalhar juntos, dando apoio técnico para o que for preciso na elaboração desses planos." Comentou o Presidente, Dr. Nei.

Na assembleia ficou ainda definida a criação de um comitê com membros dos municípios (servidores ou não) que devem ser indicados por estes, os quais se encarregarão de auxiliar na elaboração dos planos.
Além da pauta de elaboração de planos de resíduos sólidos, teve a apresentação da proposta orçamentaria 2020, que foi aprovada pelos prefeitos presentes.
O evento reuniu muitas lideranças de todos os municípios da região e muitos órgãos de imprensa regionais.