Conselho Municipal de Meio Ambiente de Quixabeira recebe capacitação do Projeto de Gestão Ambiental Compartilhada – GAC

Publicada dia 23 de agosto 2019

Na última quarta-feira através do Consórcio Jacuípe o município de Quixabeira recebeu a Oficina de Capacitação para os Conselhos Municipais de Meio Ambiente. A Oficina foi ministrada pela Engenheira Sanitarista e ambiental do Consórcio Jacuípe, Camila Costa, e tem como objetivo fortalecer os conselhos municipais de meio ambiente dos municípios, discutir as atribuições dos conselhos no processo de elaboração e implementação de políticas públicas municipais para o meio ambiente e assim, reforçar a importância da atuação do conselho.
Segundo o presidente do Consórcio Jacuípe, Dr Nei, o Projeto de Gestão Ambiental Compartilhada – GAC gera para os cofres municipais uma grande economia.
‘’ Gosto sempre de ressaltar a grande importância do GAC para os municípios, tanto no ponto de vista ambiental, quanto econômico, pois os serviços que hoje o Consórcio realiza para as Prefeituras estivessem sendo pagos por cada município, estaria custando aos cofres municipais mais de R$5mil reais mensais, e hoje o Consórcio capacita, executa ações, opera serviços com pouco menos de R$ 250,00 reais/mês. Um investimento baixo, comparado ao tanto de serviços e benefícios que chegam ao município através do projeto. Este de fato é a metodologia dos Consórcios - fazer muito, investindo pouco, e é assim que o Consórcio Jacuípe vem trabalhando desde que assumi’’, ressaltou o Presidente, Dr Nei.
O Programa é uma iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), em parceria com o Consórcio Jacuípe e Prefeituras Consorciadas. Atualmente, o Consórcio desenvolve o Programa de Gestão Ambiental Compartilhada (GAC) nos 16 municípios do território, oferecendo toda estrutura e apoio técnico às prefeituras envolvidas.