Consórcio Jacuípe e demais Órgãos debatem sobre o SIM em Salvador

Publicada dia 21 de fevereiro 2019

O Consórcio Jacuípe, a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional - CAR, Federação dos Consórcios Públicos do Estado da Bahia – Fecbahia e demais Consórcios Públicos da Bahia se reuniram nesta quarta-feira (20), no auditório do Centro de Formação da SDR, em Salvador, para fazer um balanço da implantação do SIM nos municípios que integram os territórios.

Durante o evento, o Consórcio Jacuípe fez uma breve apresentação do Projeto que está em estágio de execução no Território. Segundo a Veterinária, Leia Ribeiro, o SIM é uma grande ferramenta que contribuirá diretamente na legalização desses empreendimentos, e por fim no fomento a comercialização. ‘’Nosso objetivo é buscar e mostrar estratégias que incentivem os produtores a aderirem o SIM, pois sabemos que é a forma mais viável deles legalizarem seus estabelecimentos para que possam comercializar com segurança e como determina a Lei. Estamos a disposição para sanar todas as dúvidas e ajudar neste processo, explicou a Veterinária.

O diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, destacou que a ideia é fortalecer o SIM nos municípios baianos, com ações de capacitação/formação, reuniões técnicas, e utilização do Sistema do Serviço de Inspeção Municipal-SISSIM: "O apoio que o Governo do Estado vem dando ao segmento da avicultura, por meio da CAR, vai ser impulsionador para que as atividades do SIM tenham uma dinâmica maior, na medida em que todos os municípios têm sempre pequenos abatedouros de aves, que precisam ser regularizados, por isso, essa reunião teve a incumbência de orientar esses Serviços de Inspeção Municipal, recém-instalados, para que possam agilizar o atendimento a esses empreendimentos, permitindo que o comércio de aves continue se realizando nos municípios sem descontinuidade”.

O evento ainda contou apresentação da CAR sobre o SIM e regularização dos produtos de origem animal, com foco na cadeia produtiva da avicultura; e apresentação sobre os modos operantes do SISSIM e Portal SIM - ferramenta que possibilita o acesso dos consórcios e prefeituras municipais a perfis agroindustriais de pequeno porte, além de materiais de divulgação, e de formação para a implantação e fortalecimento do SIM.
Fonte: CAR