Consórcio Jacuípe participa do lançamento de Editais do Bahia Produtiva

Publicada dia 16 de março 2018

O Secretário Executivo do Consórcio, Silvaney Araújo, juntamente com a Coordenadora de Projetos, Leia Ribeiro, e a Diretora de Projetos, Neliane Rios, participaram do evento de divulgação e mobilização ao Projeto Bahia Produtiva com o lançamento dos editais 2018 e assinaturas de convênios do projeto no Território.

O evento aconteceu ontem (quinta-feira, 15) na Sede do SETAF (Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar) localizado em Riachão do Jacuípe e contou com a participação de representantes da CAR, do SETAF, do CODETER, da FATRES, dos secretários de agricultura do Território e de agricultores que representavam associações e cooperativas.

Na oportunidade, o Articulador da CAR, Isael Pina, fez a explanação do Edital nº 10/2018 que se refere à Seleção de Subprojetos para Alianças Produtivas Territoriais tendo um valor total de R$ 60.000.00 (sessenta milhões de reais) e sobre o Edital nº 13/2018 que trata da Seleção de Subprojetos de Qualificação de Agroindústrias da Agricultura Familiar no valor total de R$ 20.000,00 (vinte milhões de reais), nos quais estarão abertos até o dia 06 de abril.

Após a apresentação dos editais, 06 (seis) convênios do Bahia Produtiva foram assinados com Instituições dos municípios de Quixabeira, Pé de Serra, Baixa Grande e Nova Fátima. Em seguida, houve o Fórum dos Secretários de Agricultura do Território com a presença da CAR e do Consórcio Jacuípe onde se discutiu assuntos de interesse dos municípios, a exemplo do SEMAFS (Serviços Municipais de Apoio à Agricultura Familiar), assistência técnica, veículos, aguadas e o Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

O diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, relatou que o Governo do Estado está apoiando as associações e cooperativas para que elas se consolidem e se fortaleçam para que os agricultores familiares possam obter mais renda e qualidade de vida. Sobre o Território, ele acrescentou “O especial da Bacia do Jacuípe é que é o Território onde temos mais convênios, são 37, um record absoluto, então parabenizo o empenho do Território nesse sentido. O nosso propósito é que todas as famílias tenham a regularização fundiária, a regularização ambiental e a assistência técnica, pois o nosso produto final é o agricultor assistido”.

“Parabenizo o nosso governador pelo trabalho que ele vem fazendo com a agricultura familiar olhando-a com a importância que ela merece. Esses editais que estão saindo para o nosso território é um grande avanço e um grande investimento para a agricultura familiar. Parabenizo ainda a forma como estão sendo feitos os investimentos, pois estão amarrados com benefícios na propriedade através da assistência técnica, o título de terra, além do incentivo e valorização das agroindústrias, então isso é muito louvável. Vamos cada vez mais unir forças para fortalecer a agricultura familiar do nosso território”, declarou Silvaney, Secretário Executivo do Consórcio Jacuípe.

As inscrições para concorrer aos Editais podem ser feitas pela internet mediante o preenchimento do formulário no sistema através do site da CAR (Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional) – www.car.ba.gov.br.