Consórcio Jacuípe participa de discussão para o fortalecimento territorial no município de Pintadas

Publicada dia 06 de outubro 2017

Durante todo o dia de ontem (quinta-feira, 05), o Secretário Executivo do Consórcio Jacuípe, Silvaney Araújo, participou de uma reunião na Escola Família Agrícola de Pintadas onde se discutiu ações e encaminhamentos para o fortalecimento do Território.

Uma mística marcou a abertura do evento. Em seguida, as autoridades presentes fizeram suas saudações e deu-se início aos trabalhos. Na sequência, foi apresentada uma contextualização territorial pelo professor Antônio Reis. Logo após, o Presidente do CODETER, Hélio Alves, fez a apresentação do PTDS (Plano Territorial de Desenvolvimento Sustentável).

Na parte da tarde, os participantes se reuniram em grupos divididos por áreas onde discutiram a reestruturação das Câmaras Técnicas e os encaminhamentos do plano de ações de políticas públicas para o Território, onde as propostas foram apresentadas, em seguida, na Assembleia. Na oportunidade também houve a apresentação, eleição e aprovação da nova marca do CODETER (Colegiado Territorial de Desenvolvimento Sustentável).

“O Território vem se destacando nos quesitos de união, força social e articulação. Essa atividade mostra que o Território está unido para fortalecer a articulação de desenvolvimento territorial, isso é muito importante. O objetivo principal da reunião foi de discutir a reestruturação das Câmaras Técnicas e o Consórcio está aí para ajudar no fortalecimento desse processo”, ponderou o Secretário Silvaney.

Fizeram-se presentes a Deputada Estadual, Neusa Cadore; o Prefeito de Pé de Serra, Antônio Joilson; vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, profissionais das áreas de educação, saúde, assistência social, comunicação, representantes do MOC, da CAR, da FATRES, do Sicoob Sertão, Banco do Nordeste, sindicatos, associações, cooperativas, movimentos sociais, além de agricultores e sociedade civil do Território Bacia do Jacuípe.