Notícia

Consórcio Jacuípe participa de Seminário de Agroindústria da Agricultura Familiar em Salvador

Postado em 01/12/2017
Consórcio Jacuípe participa de Seminário de Agroindústria da Agricultura Familiar em Salvador

Durante todo o dia de ontem (quinta-feira, 30), o Secretário Executivo do Consórcio Jacuípe, Silvaney Araújo, a Coordenadora de Projetos, Leia Ribeiro, e a Diretora de Projetos, Neliane Rios, participaram do Seminário de Agroindústria da Agricultura Familiar que aconteceu no Parque de Exposições de Salvador durante a programação do Bahia Rural Contemporânea, que traz a VIII FEBAFES – Feira Baiana da Agricultura Familiar, Reforma Agrária e Economia Solidária, paralelo com a 30ª FENAGRO.

Na parte da manhã, o Diretor da CAR, Wilson Dias, apresentou o painel sobre “Estratégias e Ações do Governo para Agroindústria Familiar” onde abordou as alianças produtivas, o Cadastro das Agroindústrias da Agricultura Familiar (CAAF), principais gargalos, estratégias e investimento do Governo no setor. Em seguida, o Engenheiro Agrônomo e Consultor em Agroindústria e Legislação, Leomar Prezotto, palestrou sobre a Regularização e Perspectivas de Perfis Agroindustriais, destacando a legislação do SUASA, SISBI, SIM E SIE.

Já na parte da tarde, foi realizada uma mesa redonda com representantes da CONSEA, MAPA, DIVISA, ADAB, FECBAHIA, CAR e SUAF cujo tema da discussão foi “Diálogo sobre Legislação para Empreendimentos da Agricultura Familiar”. Logo após, houve a entrega de 50 Projetos de Agroindustrialização e Comercialização da Reforma Agrária para assentamentos de terra do território baiano e ao final foi assinado o Termo de Cooperação Técnica entre a SETRE (Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte) e a SDR (Secretaria de Desenvolvimento Rural), cujo objetivo é fomentar e apoiar a gestão dos empreendimentos e redes de economia solidária e da agricultura familiar.

Segundo Silvaney, esse seminário é de extrema importância para o entendimento do processo de legalização das agroindústrias e consequentemente da comercialização dos produtos dos agricultores familiares de toda a Bahia. Ele acrescentou “foi um seminário rico onde pudemos discutir sobre as agroindústrias e também apreciar uma feira com uma diversidade enorme de produtos produzidos no nosso Estado, então o Governo da Bahia está de parabéns na organização e diversificação do Bahia Rural Contemporânea que integra a FEBAFES”.

A FEBAFES é promovida pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e conta com a participação de diversos expositores e empreendimentos do Estado que expõem e comercializam seus produtos.