Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território Bacia do Jacuípe

NOTÍCIA

Consórcio Jacuípe participa de Seminário de Agroindústria da Agricultura Familiar em Salvador

Publicada dia 01 de dezembro 2017

Durante todo o dia de ontem (quinta-feira, 30), o Secretário Executivo do Consórcio Jacuípe, Silvaney Araújo, a Coordenadora de Projetos, Leia Ribeiro, e a Diretora de Projetos, Neliane Rios, participaram do Seminário de Agroindústria da Agricultura Familiar que aconteceu no Parque de Exposições de Salvador durante a programação do Bahia Rural Contemporânea, que traz a VIII FEBAFES – Feira Baiana da Agricultura Familiar, Reforma Agrária e Economia Solidária, paralelo com a 30ª FENAGRO.

Na parte da manhã, o Diretor da CAR, Wilson Dias, apresentou o painel sobre “Estratégias e Ações do Governo para Agroindústria Familiar” onde abordou as alianças produtivas, o Cadastro das Agroindústrias da Agricultura Familiar (CAAF), principais gargalos, estratégias e investimento do Governo no setor. Em seguida, o Engenheiro Agrônomo e Consultor em Agroindústria e Legislação, Leomar Prezotto, palestrou sobre a Regularização e Perspectivas de Perfis Agroindustriais, destacando a legislação do SUASA, SISBI, SIM E SIE.

Já na parte da tarde, foi realizada uma mesa redonda com representantes da CONSEA, MAPA, DIVISA, ADAB, FECBAHIA, CAR e SUAF cujo tema da discussão foi “Diálogo sobre Legislação para Empreendimentos da Agricultura Familiar”. Logo após, houve a entrega de 50 Projetos de Agroindustrialização e Comercialização da Reforma Agrária para assentamentos de terra do território baiano e ao final foi assinado o Termo de Cooperação Técnica entre a SETRE (Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte) e a SDR (Secretaria de Desenvolvimento Rural), cujo objetivo é fomentar e apoiar a gestão dos empreendimentos e redes de economia solidária e da agricultura familiar.

Segundo Silvaney, esse seminário é de extrema importância para o entendimento do processo de legalização das agroindústrias e consequentemente da comercialização dos produtos dos agricultores familiares de toda a Bahia. Ele acrescentou “foi um seminário rico onde pudemos discutir sobre as agroindústrias e também apreciar uma feira com uma diversidade enorme de produtos produzidos no nosso Estado, então o Governo da Bahia está de parabéns na organização e diversificação do Bahia Rural Contemporânea que integra a FEBAFES”.

A FEBAFES é promovida pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e conta com a participação de diversos expositores e empreendimentos do Estado que expõem e comercializam seus produtos.




NOSSAS AÇÕES

CONTATOS

Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território Bacia do Jacuípe

Praça Nove de Maio, 664A, Bairro Novo Horizonte, 44695-000 – Capim Grosso – BA

(74) 3651-2064

cdsjacuipe@yahoo.com.br

Copyright 2018 - Todos os direitos reservados.
Nobili - Desenvolvimento Web & Comunicação