Notícia

Consórcio Jacuípe realiza mutirão de cadastramento para emissão de títulos de terra

Postado em 15/04/2017

O Consórcio Jacuípe realizou neste sábado(15), em parceria com a Prefeitura Municipal de Capela do Alto Alegre, um mutirão de cadastramento para emissão de título de terra. O mutirão foi realizado durante a feira livre do município e contou com a participação exitosa do público alvo. Foram realizados mais de 20 cadastros, um número considerado alto para um único dia de cadastramento.

‘’ No nosso primeiro encontro aqui em Capela esse ano realizamos aproximadamente 40 cadastros em 04 dias, hoje em menos de 08h realizamos mais de 20. Podemos dizer que o mutirão foi um grande sucesso, certamente iremos levar a ideia para os demais municípios consorciados’’, enfatizou Sida Santana Coordenadora do Projeto de Regulamentação Fundiária do Consórcio Jacuípe.

Sida não foi a única a sair satisfeita com a ação, seu Edmundo Fernandes do Santos, morador da comunidade da Igrejinha foi um dos primeiros a fazer o cadastro, ele ressaltou a importância de conquistar o título da sua propriedade.

‘’ Esse documento dará pra gente a segurança diante da lei que a terra é nossa. Aproveitei que estava aqui na Feira e vim logo garantir o meu, além de ser de graça é necessário para nós agricultores’’, disse animado seu Edmundo.

O mutirão para cadastro de imóveis rurais faz parte da parceria firmada entre Consórcio Jacuípe e a Coordenação de Desenvolvimento Agrário - CDA/SDR, que pretende entregar mais de 5.000 títulos de terra, nos 16 municípios consorciados, por meio do Projeto de Regulamentação Fundiária. Os títulos de terra, com bem falou seu Edmundo viabiliza aos agricultores familiares a permanência na terra, por meio da segurança jurídica, além de facilitar o acesso as políticas públicas do governo. O cadastramento é uma das 03 etapas do projeto, que ainda terá o georreferenciamento e a titulação.