Notícia

Equipe do Consórcio do Jacuípe visita Barragem de São José

Postado em 07/03/2017
Equipe do Consórcio do Jacuípe visita Barragem de São José
Na tarde dessa terça-feira (07.03), a equipe do Consórcio do Jacuípe visitou a Barragem São José para avaliar as condições da área para implantação do projeto de piscicultura no Território. 
 
A visita foi realizada pelo zootecnista e especialista em piscicultura, Ricardo Uriel; Silvio Pinto, Agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste; o veterinário do Consórcio, Washington Oliveira, o técnico do Projeto de Regularização Fundiária, Luciney Rios; além do operador da barragem Paulo Sérgio que esclareceu todas as dúvidas sobre a área que está sob cuidados da CERB (Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia). 
 
"Fizemos uma avaliação de lâmina d'água, composição visual do solo, vários parâmetros para indicar a melhor forma de cultivo da produção de peixes. No próximo momento vamos avaliar os dados da represa, fazer novas coletas de amostra de água e a partir daí elaborar o projeto para se tornar realidade a piscicultura naquela localidade. Acredito que esse projeto é totalmente viável e vamos trabalhar para que este seja realizado em menor tempo possível", declarou o especialista Ricardo Uriel. 
 
Silvio Pinto, Agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste, ressaltou que esse é mais um leque que se abre de atividade possível para economia da região e o Banco do Nordeste está atento a isso para após planejamento e o projeto estruturado atuar com suas linhas de crédito cumprindo nessa razão em função da existência que é fomentar o desenvolvimento regional de forma organizada planejada em conjunto com os parceiros, a exemplo do Consórcio.
 
Na oportunidade, foi feita a coleta da água e breve análise visual do solo para os encaminhamentos posteriores. 
 
A ideia da implantação do projeto de piscicultura no Território veio de uma discussão da atual gestão do Consórcio do Jacuípe, que vê na piscicultura um grande potencial econômico para os moradores ribeirinhas e das cidades circunvizinhas.