Notícia

Consórcio Jacuípe participa de encontro para debater ações referentes ao desenvolvimento dos municípios baianos

Postado em 01/02/2017
Consórcio Jacuípe participa de encontro para debater ações referentes ao desenvolvimento dos municípios baianos

O presidente do Consórcio Jacuípe, Dr. Nei, e o secretário executivo, Silvaney Araújo participaram nesta quarta-feira (01), da reunião promovida Federação dos Consórcios Públicos da Bahia (FecBahia), realizada no Centro de Formação da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em Salvador.

Presente na reunião, o Secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Jerônimo Rodrigues, destacou a importância de fortalecer as ações no campo da saúde, infraestrutura, organizando a produção, agroindústrias, comercialização.

"Desde a estruturação da base produtiva, reordenamento agrário, regularização fundiária, assistência técnica, juventude rural, mulheres rurais, até a comercialização, que é a última parte da cadeia, cabe a nós organizar a segurança sanitária das agroindústrias e, em cada Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF). Além de apresentar a cesta de serviços executados pela SDR, aos gestores públicos e aos colegiados territoriais, para nivelar a oferta de serviços com a demanda dos municípios para eficientizar as ações e levá-las aos públicos prioritários", disse o secretário.

Para Dr. Nei é preciso estreitar as relações Consórcios e Secretaria de Desenvolvimento Rural, visando fomentar a agricultura familiar e economia solidária tão presente no território.

‘’ Precisamos reforçar esse debate. Consolidar mais as ações, trabalhar mais em conjunto com a secretaria para incentivar a prática da agricultura familiar e a economia solidária, hoje uma das maiores fontes de renda do nosso território. Precisamos de mais apoio, e projetos que viabilizem ações de fomento a essas práticas’’, exemplificou o presidente.

Entre os temas debatidos na reunião estavam os convênios em processo de regularização fundiária, executados pela Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), a assistência técnica, pela Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e a questão do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), para empreendimentos da agricultura familiar, pela Companhia de Desenvolvimento e Ação (CAR).´Deste supracitados, o Consórcio Jacuípe já executa o de Regulamentação Fundiária, e o SIM/SUASA, ambos abrangem todos os 16 municípios do território da Bacia do Jacuípe.

Além de representantes dos consórcios públicos que integram a FecBahia, a reunião contou com a presença dos dirigentes da SDR, Wilson Dias, diretor-presidente da CAR, Renata Rossi, coordenadora executiva da CDA, Ivan Fontes, superintendente da Bahiater.