Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território Bacia do Jacuípe

NOTÍCIAS

Consórcio Jacuípe participa de encontro para debater ações referentes ao desenvolvimento dos municípios baianos

Publicada dia 01 de fevereiro 2017

O presidente do Consórcio Jacuípe, Dr. Nei, e o secretário executivo, Silvaney Araújo participaram nesta quarta-feira (01), da reunião promovida Federação dos Consórcios Públicos da Bahia (FecBahia), realizada no Centro de Formação da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em Salvador.

Presente na reunião, o Secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Jerônimo Rodrigues, destacou a importância de fortalecer as ações no campo da saúde, infraestrutura, organizando a produção, agroindústrias, comercialização.

"Desde a estruturação da base produtiva, reordenamento agrário, regularização fundiária, assistência técnica, juventude rural, mulheres rurais, até a comercialização, que é a última parte da cadeia, cabe a nós organizar a segurança sanitária das agroindústrias e, em cada Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF). Além de apresentar a cesta de serviços executados pela SDR, aos gestores públicos e aos colegiados territoriais, para nivelar a oferta de serviços com a demanda dos municípios para eficientizar as ações e levá-las aos públicos prioritários", disse o secretário.

Para Dr. Nei é preciso estreitar as relações Consórcios e Secretaria de Desenvolvimento Rural, visando fomentar a agricultura familiar e economia solidária tão presente no território.

‘’ Precisamos reforçar esse debate. Consolidar mais as ações, trabalhar mais em conjunto com a secretaria para incentivar a prática da agricultura familiar e a economia solidária, hoje uma das maiores fontes de renda do nosso território. Precisamos de mais apoio, e projetos que viabilizem ações de fomento a essas práticas’’, exemplificou o presidente.

Entre os temas debatidos na reunião estavam os convênios em processo de regularização fundiária, executados pela Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), a assistência técnica, pela Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e a questão do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), para empreendimentos da agricultura familiar, pela Companhia de Desenvolvimento e Ação (CAR).´Deste supracitados, o Consórcio Jacuípe já executa o de Regulamentação Fundiária, e o SIM/SUASA, ambos abrangem todos os 16 municípios do território da Bacia do Jacuípe.

Além de representantes dos consórcios públicos que integram a FecBahia, a reunião contou com a presença dos dirigentes da SDR, Wilson Dias, diretor-presidente da CAR, Renata Rossi, coordenadora executiva da CDA, Ivan Fontes, superintendente da Bahiater.




OUTRAS NOTÍCIAS

NOSSAS AÇÕES

CONTATOS

Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território Bacia do Jacuípe

Praça Joaquim Machado, 216 A, Centro, 44645-000, Capela do Alto Alegre - BA

(75) 3690 - 2229 / (75) 98146 - 6493

ascom@consorciojacuipe.ba.gov.br

OUTRAS NOTÍCIAS

Copyright 2018 - Todos os direitos reservados.
Nobili - Desenvolvimento Web & Comunicação