Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território Bacia do Jacuípe

Capela do Alto Alegre

Cidade de Capela do Alto Alegre

Gentílico: capelense

População (IBGE/2010): 11.527 habitantes

PIB Per Capita: (IBGE/2014): 6.631,09

Área Territorial: 629,586 km²

Prefeito: Claudinei Xavier Novato (PC do B)

Vice-Prefeito: Luís Romeu Oliveira Mascarenhas (PSL)

Site: http://www.capeladoaltoalegre.ba.indap.org.br/

Facebook: Clique aqui para acessar o facebook de Capela do Alto Alegre

Histórico

Capela do Alto Alegre tem suas origens na Fazenda Desabafo, que se localiza na parte mais alta da cidade. Seu nome originou-se devido à junção de três elementos: Capela por ter como marco de fundação a primeira missa realizada em uma pequena capela improvisada; do Alto, porque estava situada no ponto mais alto da Fazenda Desabafo; e Alegre, pelo fato de sua gente expressar atitudes de extrema alegria.

A fundação da cidade ocorreu em 17 de abril de 1912, tendo seu marco a primeira missa celebrada pelo Padre Manoel Maria, Pároco de Mairi. Desde sua fundação Capela era dependente do município de Riachão do Jacuípe. Em 25 de novembro de 1984 houve o primeiro plebiscito visando à emancipação política, no qual o desmembramento definitivo se deu através da lei nº 4.409 de 19 de março de 1985, tornando Capela um município independente.

Localização e Geografia

O município fica situado na Zona Fisiográfica de Feira de Santana e faz divisa com os municípios de Gavião, São José do Jacuípe, Pé de Serra, Pintadas, Nova Fátima, Mairi e Várzea da Roça. A distância de Capela a Salvador, capital do Estado, é de aproximadamente 254 km.

Localizado no semiárido baiano, a temperatura varia de 20º a 34º C, com período chuvoso bastante irregular. Sua vegetação natural é a caatinga, apresentando uma grande quantidade de plantas espinhosas, cactáceos e bromeliáceas.

Capela localiza-se na Bacia Hidrográfica do Paraguaçu, especificamente na Bacia Hidrográfica do Rio Jacuípe, e é cortada pela Adutora do Sisal, originária na Barragem do São José do Jacuípe. A adutora possui “pontos de água” de 3 em 3 km com possibilidade de utilização suficiente para a região.

Principais Atividades Econômicas

A economia provém em sua maior parte da agricultura familiar, pecuária, sobretudo leiteira.

Manifestações Populares e Culturais

As manifestações mais expressivas na tradição do município são: Cantigas de Roda, as quais são praticadas pelas mulheres e fazem parte da história do município; o Samba Regional; a Festa da Colheita; o Boi Roubado; o Festival de Violeiros; as Festas de Padroeiro, principalmente a de Santo Antônio, realizada entre os dias 01 e 13 de junho.

Eventos como a comemoração do Dia dos Trabalhadores, Dia do Evangélico, Independência do Brasil, Dia da Consciência Negra e a tradicional Festa dos Caminhoneiros já fazem parte do calendário local. Ainda é realizada a Lavagem do Quilombo, a Lavagem do Kiosk, Festas de Vaqueiros e Fazendeiros; Cavalgada; Vaquejada; as Festas Juninas que movimentam a cidade, aquece as vendas no comércio e atrai visitantes de diversas cidades, e a celebração do Natal com apresentações artísticas e culturais na praça principal da cidade, a exemplo de fanfarras, peças teatrais, corais entre outros.

Patrimônio Cultural (material e imaterial)

O patrimônio cultural de um povo é a sua maior riqueza, logo Capela do Alto Alegre, apesar de ser um pequeno município que enfrenta algumas dificuldades, detém uma grande riqueza patrimonial esta encontra-se visível em diversas formas:

Na culinária com seus deliciosos pratos preparados a base de ingredientes regionais como milho, mandioca, animais criados na região, leite, etc. No artesanato também são usados elementos da região como matéria-prima para os artistas que transformam o barro em belas obras como panelas, potes, moringas e demais objetos, transformam palhas e o caule do ariri em chapéus, bolsas, esteiras, vassouras e peneiras. As mulheres capelenses também são pintoras e bordadeiras, muitos são os trabalhos feitos por pessoas que com seu talento e habilidade encontram na arte o meio para sobreviverem e cuidarem de suas famílias.

No que se refere ao patrimônio material edificado, Capela tem como destaque o cruzeiro e a capelinha do monte, os quais são símbolos do município, a Igreja Matriz e algumas casas de moradias possuem arquitetura da época em que a cidade foi fundada. Há também patrimônios naturais como o supracitado “monte”, uma serra que todos fazem questão de visitar, e os “Olhos D’água”, um verdadeiro oásis e um verdadeiro manancial de águas cristalinas no meio da caatinga.

MUNICÍPIOS CONSORCIADOS

CONTATOS

Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território Bacia do Jacuípe

Praça Joaquim Machado, 216 A, Centro, 44645-000, Capela do Alto Alegre - BA

(75) 3690 - 2229 / (75) 98146 - 6493

ascom@consorciojacuipe.ba.gov.br

OUTRAS NOTÍCIAS

Copyright 2018 - Todos os direitos reservados.
Nobili - Desenvolvimento Web & Comunicação