Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território Bacia do Jacuípe

Serrolândia

Cidade de Serrolândia

Gentílico: serrolandense

População (IBGE/2010): 12.344

PIB Per Capita: (IBGE/2014): 5.625,35

Área Territorial: 322,022 km²

Prefeito: José Gonçalves de Oliveira Neto (PC do B)

Vice-Prefeito: Ademilson Araújo Oliveira (PSB)

Site: http://www.serrolandia.ba.gov.br/

Facebook: Clique aqui para acessar o facebook de Serrolândia

Histórico

Em fins de 1929 conta-se que surgiram umas Choupanas no local que mais tarde viria a denominar-se Serrote, povoado, que apesar da seca continuou seu ritmo de crescimento. Em 1953 foi elevado á vila com denominação Serrolândia. Em 23 de julho de 1962 a vila de Serrolândia foi emancipada e desmembrada de Jacobina, tornando-se a cidade de Serrolândia, e elegendo no mesmo ano o seu primeiro prefeito, o Sr. Florisvaldo Magalhães Sousa, eleito pelo Partido Republicano, tomando posse no ano seguinte até 1966.

A partir de 1981 surgiram às primeiras agências bancárias na cidade, diminuindo consideravelmente a dependência da cidade de Jacobina para transações bancárias, surgindo então o Banco do Brasil e posteriormente o BANEB que nos anos de 90 seria privatizado e comprado pelo Bradesco.

No início da década de 90 começaram a surgir aquela que viria a ser a principal atividade da cidade de Serrolândia, as fábricas de bolsas, que atualmente geram milhares de empregos diretos e indiretos.

Localização e Geografia

Localizado na região semiárida da Bahia, Serrolândia fica a 320 km da capital baiana com acesso através da BR 324 e BA 417. O município tem como cidades circunvizinhas Jacobina, Várzea do Poço, Quixabeira, Miguel Calmon, Várzea da Roça e Mairi.

Principais Atividades Econômicas

No município destaca-se a pecuária com a criação e comercialização de rebanhos de suínos e asininos; e a indústria com a confecção de bolsas e bonés. Além disso, estabelecimentos comerciais movimentam a economia local.

Manifestações Populares e Culturais

Dentre as manifestações culturais destacam-se o samba de roda, o reisado, o bumba meu boi, os grupos de pífano, a capoeira, as fanfarras, além da realização de eventos como o Sarau Cultural Itinerante, a Festa de São Cristóvão, a Festa de Padroeiro de São Roque, a comemoração do Dia do Evangélico, do Aniversário da Cidade e do tradicional Arraiá do Licuri que acontece no período junino.

MUNICÍPIOS CONSORCIADOS

CONTATOS

Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território Bacia do Jacuípe

Praça Joaquim Machado, 216 A, Centro, 44645-000, Capela do Alto Alegre - BA

(75) 3690 - 2229 / (75) 98146 - 6493

ascom@consorciojacuipe.ba.gov.br

OUTRAS NOTÍCIAS

Copyright 2018 - Todos os direitos reservados.
Nobili - Desenvolvimento Web & Comunicação